sexta-feira, fevereiro 26

HOMENS SÃO SERES ENGANADORES?

Bem, tenho muitas amigas que dizem que sim. Questionam sempre a dualidade nas personalidades masculinas que atravessam seus caminhos. Chegam, mesmo a sentir-se enganadas, ludibriadas nas suas interpretações sobre eles.

Se dão ao luxo de tentar!!!

Nos primeiros encontros todos, homens e mulheres, na minha singela opinião, tantas vezes constatadas, se vestem de pavão. Colorem uma cena aqui outra acolá. Com o propósito de conquistar. Uma fantasia onde os problemas são nenhum e as belezas, tantas. É assim desde sempre, vivemos das aparências. Além da física, também a moral.

Todos somos flexíveis como o bambú, à primeira vista. Depois mostramos nossa verdadeira cara. Fazemos gênero e brincamos de gente grande, centrada, coesa, sem nenhuma intransigência. Afinal o momento agora é de conquistar. Precisamos causar impacto. Tentamos ser diferentes. Sendo exatamente iguais.

Se falamos a "nossa" verdade, assustamos o outro. Não há muitas pessoas interessadas nisso, porque, na verdade, estamos buscando nosso príncipe ou princesa encantados. Quando descobrimos que os tais não passam de sapos, levamos um baita susto.

Quem mandou procurar fantasia?

A vida real é multifacetada, assim como os seres que a habitam. O que é bom para mim, pode não ser para voce, ou vice-versa. Está mais do que na hora da gente abandonar os velhos clichês e percebermos que o ser está em contínuo processo de transformação. Cada qual com as suas.

Então vamos procurar gente de verdade, de carne, ossos, defeitos e qualidades e colocarmos em nossas cabeças, definitivamente, que para abrir um presente, muito bem embrulhado, é preciso rasgar a embalagem. E a surpresa fica por conta de cada expectativa sua. As que voce mesma criou. Sua responsabilidade.

Homens e mulheres, enigmas que se traduzidos em sua sincera essência não causarão assim tanto furor. E é melhor que seja assim mesmo. Afinal, quem aguenta viver numa corda bamba por muito tempo? As máscaras sempre caem com a convivência. Ainda bem que temos alguma chance!!

Quem não tiver nenhum pecado, que atire a primeira pedra!!


quinta-feira, fevereiro 25

DOIS ANOS DE SAUDADE

Hoje faz dois anos do falecimento de minha mãe. A mulher que foi um grande exemplo, de que tudo na vida pode ser modificado. Que me ensinou que a luta pela liberdade de viver um grande amor, existe e vale muito à pena. Tudo vale, quando a alma não é pequena.
Que só devemos nos arrepender do que fizemos, pois não fazer, quando se quer, dói muito.

Minha mãe, Antonia Maria, foi uma menina franzina, mas valente. Aprendeu a ler e escrever, olhando pela janela da escola, pois não lhe foi dada nenhuma oportunidade. Ela agiu e aprendeu sozinha.

Com 06 anos de idade, órfã de mãe, e pai fraco, foi morar com a irmã mais velha e um cunhado cruel. Nos contava que ele, chegava com um capado (porco abatido), jogava encima da mesa e lhe entregava uma faca afiada, e ela que se virasse. E ela se virava muito bem! Era danada aquela garota! Dormia num paiol de milho e sua única boneca era feita de espiga de milho, que ela mesma confeccionou.

Casou-se aos 15 anos para fugir daquela vida . Teve 11 gestações e 10 filhos. Um ela perdeu num dia de bebedeira do meu pai. Caiu da escada. Nunca se perdoou por isso. Foi honrada pelas crias, pois, como sempre dizia: Não tenho filho bandido, nem piranha. Para ela isso era uma vitória.

Teve uma vida de dor e muita desilusão. Mas, nao se deixou vencer por isso. Amava dançar e cantar. Lembro-me sempre dela assim...dançando e cantando!

Aprendi que os pensamentos são ondas magnéticas que alcançam o inimaginável. Sendo assim, meus pensamento vão todos, agora para ela.

Vejo-a linda, com seu vestido vermelho de detalhes azul-marinho. Seus cabelos grisalhos, muito bem arrumados. Maquiagem suave, só destacando os olhos de um verde profundo. O olhar é seguro, de quem conhece todos os passos do Bolero. O cavalheiro também está nos trinques. Cheiroso, bem-vestido e com os sapatos que mais parecem espelho. Bom dançarino. Galante, mas respeitador, como ela exigia. As luzes todas acesas só para que todos pudessem ver sua desenvoltura pelo salão, flutuando como uma pluma.

Só que agora, o parceiro é o seu amor, Deoclaucino di Pollo. O grande amor de sua vida.

Eles sorriem e se olham uma para o outro, como se nada mais existisse. Acabou a saudade, perpetuando alí, nesse momento, a felicidade que mereciam ter tido.

Para você, minha Senhora, minha Rainha, minha Musa inspiradora, vai toda a minha saudade.
A minha angustiosa saudade. Mas me sinto preenchida pelo amor que recebi de voce. Por tudo que me deu. Só tenho que lhe agradecer do fundo do meu coração todas as lições, todos os carinhos e te dizer: Maezinha, um dia estaremos juntas e daremos muitas risadas dos que ficaram por aqui. Como sempre fazíamos!

Continue bailando, Minha doce Antonia... Baila...Baila♥♥♥

O BEM EM NÓS

Como já dizia Friedrich Nietzche:
"ODEIO AS ALMAS ESTREITAS, SEM BÁLSAMO E SEM VENENO, FEITAS SEM NADA DE BONDADE E SEM NADA DE MALDADE."

A natureza humana, perfeita diante do olhar do Criador, está muito distante da perfeição moral. Está sempre entre o bem e o mal.

Se tens o coração bom e justo, não admite o mal, muito pelo contrário, abomina-o. Não entende sua aplicação e nem o uso que alguém faz dele. O mal é doloroso de se ver.

Ficamos sempre impressionados. Como é que alguem pode fazer isso?
Vai além de qualquer imaginação.

Foi preso ontem em Belo Horizonte-MG, um suposto assassino de mulheres, que usava ou usa, o mesmo método para atacar suas vítimas. Daí pensei: O que leva um maníaco a agir sempre da mesma maneira? Será um desejo oculto de ser descoberto? Não sei...

A história nos mostra o quanto podemos ser impiedosos. E a velha ideia de que: Quando sou boa, sou ótima. Quando sou ruim, sou melhor ainda, ainda prevalece em muitos.

É bem mais fácil fazer o mal do que fazer o bem? Mais simples?

Gente, que loucura é essa? De onde vem essa epidemia?

Se há uma exposição de obras de artes em praça pública, dá-se para contar nos dedos seus visitantes. Mas, se é algo feio, doloroso, como uma briga, uma morte, ah!!! o local se enche de curiosos.

Precisamos mudar, urgente, o rumo dessa prosa e atentar para o que há de bom, bonito em nós. Exercitar a bondade e a beleza que existe em cada ser, feitos à imagem e semelhança de Deus, que existe de fato, e pararmos de valorizar o lado triste das ciscunstâncias e exaltarmos, devidamente o que de melhor existe em nós.

quarta-feira, fevereiro 24

SENSATEZ

Encontrar sensatez no caos, só por milagre. E não acredito em milagres...
Tento sempre esta proeza. Uma vez consigo, outras tantas falho.
Mas, to aí, na batalha, no aprimoramento sempre constante de fazer a vida caminhar a passos mais curtos, na tentativa fulgaz de que ela passe mais lentamente.

terça-feira, fevereiro 23

QUEM SOU EU?

Aproveitando o gancho da Escritora Martha Medeiros, resolvi arriscar e tentar me definir. Acredito que a gente, realmente, seja a soma de tudo que gostamos. O que nos emociona, nos irrita e o que nos faz levantar da cama, todas as manhãs.

Então vou listar:

Eu sou verão e inverno. Tudo ou nada. Sou Beto Guedes. Sou Ivetona. Sou Titãs.E também sou Toda Ana Carolina.

Sou churrasco com cerveja gelada. Sou morena de cabelos, imutavelmente negros. Afinal, não se deve mexer em time que esta ganhando. Sou coca-cola engordaite, com gelo e limão. Sou suco de manga.

Sou livros, livros e livros. Sou também novela das seis da tarde, pois as estórias são sempre delicadas e antigas. Reflexo de mim? Talvez seja mesmo...

Sou sorvete de creme com salada de frutas. Sou Chocolate Talento, tarja branca com frutas secas para não ter dor na conciencia.

Sou academia todos os dias e dias nenhum. Afinal, acho que só preciso perder umas graminhas.

Sou vermelho, preto, branco e amarelo. Sou Fluminense das Laranjeiras. Sou dia. Sou short com bastante pernas de fora e vestidos floridos imitando borboletas.

Sou praia, areia e mar. Sou biquine. Sou chápéu e protetor solar. Sou gelado. Sou café com leite, pão e manteiga. Sou acordar cedo e ficar enrrolando na cama para levantar.

Sou mais cama que mesa. Sou muito banho, mesmo em dias frios. Sou esmalte vermelho e batom clarinho. Sou olhos verdes bem pintados de preto.

Sou Thiago Lacerda. Sou Vitória do Espírito Santo. Sou lágrima em final de filme triste. Sou risada boa e cumprida diante de uma piada bem contada. Sou Jeep sem capota. Sou montanha. Sou cavalo e cachorro. Não sou gato.

Sou eu. Sou quem sou. Sou quem gosto de ser. Mas, posso também ser voce!

APARIÇÃO DIVINA

Outro dia, me perguntaram como eu encontro Deus...
refleti, na oportunidade, sobre o tema. E recordei de quase todos os ensinamentos que tive em minhas aulas de catecismo.
Com todo respeito: Que não me acrescentaram quase nada. A única coisa que marcou foi o TEMOR A DEUS.
E depois de todo esse tempo, descobri que no fundo eu NUNCA O temi, pois Ele sempre se mostrou muito amável comigo.
Os anos passaram numa velocidade surpreendente, infelizmente, e eu tive meu encontro com a Doutrina Espírita. E isso foi crucial em minha vida. Foi fenomenal!!!
O Espiritismo me trouxe de volta o Deus Pai que sempre habitou os esconderijos de minha alma. E não digo isso por causa de religião. Digo por conta de minhas convições.
Sempre vi Deus como um Pai presente, de braços acolhedores, sorriso franco e um olhar
de amor. Ele também poderia ser uma boa mãe, uma boa filha ou filho, um bom parceiro ou um desconhecido.
Deus pode estar sob várias caracterizações. Afinal, Ele é Deus e pode TUDO!
Pode aparecer vestido de qualquer cor, credo ou posição social.
Pode chegar trazendo lágrimas e desespero para nos fazer olhar para baixo, para os lados, quando tudo o que queremos era estar confortavelmente instalados numa vida boa.
Ele também traz conforto, alegria e bem-estar.
Só que isso não vem de graça. tem que haver esforço e dedicação.
Mas, pensando bem, procuro Deus sempre no meu próximo.
Naquele que bate em minha porta, justamente, naquele dia em que não temos quase nada para dar.
Vem como desafio. Como teste de solidariedade.E aí nunca nego! Pode ser um enviado Dele.
Em outras me aparece numa pessoa que precisa de minha atenção, naquele momento em que estou a mil por hora. Colocando-me à prova, mais uma vez. Nem sempre consigo, mas sempre tento, pois pode ser Ele.
Minha mãe, sabiamente, me dizia: PROCURA E ACHARÁ!
Pois é. Sempre encontro este Deus maravilhoso em Quem acredito, em todos os lugares e momentos de minha vida.
E, podem acreditar, sempre O encontro!!

RESPONSABILIDADE

"TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL PELO QUE CATIVAS", já dizia Antoine de Saint-Exupéry no Livro "O Pequeno Príncipe".
Fico refletindo sobre esta frase e chego, algumas vezes, a concordar com ela. Mas, será isso justo?
Por tantas vezes cativamos alguem sem ter conciência disso.
Apenas as conquistamos.
Mas, e se não houver reciprocidade?
Como fazer para ter a dita responsabilidade?
Nos meus tempos idos, de menina, eu vivi isso, enúmeras vezes.
Havia um menino lindo, que passava as madrugadas, sentado com seu enorme cão, na calçada, em frente a minha casa, olhando fixamente para a minha janela, esperando que eu fosse abrí-la. Fato que nunca aconteceu.
Eu ficava olhando para ele também, do lado de dentro, escondida atras da cortina, com o coração cheio de dor.
Não adiantava eu conversar com ele. Pedir que não mais fizesse isso.
Era inútil. Na próxima madrugada, lá estava ele com seu cachorro e com o coração cheio de esperanças.
Ele, sem perceber, me ensinou a ser perseverantemente inquieta.
Será mesmo que fui responsável pelo que ele sentia?
Pela esperança que ele guardava em sim ou pelo desamor que eu posso ter causado nele?
Essa dúvida ainda me aflige...

DUPLO SENTIDO

Não se se vou ou fico,
Se me calo ou grito.
Não sei se é verdade ou mito,
Se é tudo que sinto o que costumo dizer.
Não sei se estou longe ou perto.
Não sei se é errado ou certo.
Não sei se é boato ou fato.
Será que é ciencia ou folclore.
Quem vai dizer?
Me larga,
Me solta,
me deixa crescer!
Me salva,
Me mostra,
Me ensina a viver!

EU

Não sei de onde venho.
Nem o que sou , muito menos para onde vou.
Sinto saudades de algo que nem sei se tive, ou de alguem que não sei se conheci.
Metade de mim quer chorar, a outra, sorrir.
Metade de mim quer sonhar, a outra, só dormir.
Metade de mim quer viver, a outra, nem sabe.
Metade de mim sou eu, a outra, não sei...

APRENDENDO A AMAR

Voce sabe amar?
Eu não sei. Mas, estou aprendendo a aceitar as pessoas, mesmo quando me desapontam, quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas.
Não é fácil aceitar as pessoas como elas são!
É difícil, mas estou aprendendo.
Estou aprendendo a amar, tendo ouvidos de ouvir e olhos de ver. Escutar com a alma e com todos os sentidos, o que diz o coração, os ombros caídos e as mãos inquietas.
Escutando a mensagem que se esconde por entre palavras corriqueiras e superficiais.
descobrindo a angustia disfarçada, a insegurança mascarada e a solidão encoberta.
penetrando no sorriso fingido, a alegria simulada e a vanglória exagerada.
Descobrindo a dor de cada coração!
Aos poucos estou aprendendo a amar...
Estou aprendendo a perdoar! Pois o amor perdoa, lança fora as mágoas e apaga as cicatrizes que a incompreenção e a insensibilidade gravaram no coração ferido.
O amor não alimenta mágoas com pensamentos dolorosos, não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração.
O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração.
Passo a passo, estou aprendendo a perdoar...
Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra dentro de cada dia, de cada vida, de todas as vidas, valor soterrado pela rejeição,´pela falta de compreenção, carinho e aceitação, pelas experiencias duras vividas ao longo dos anos.
Estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma e as possibilidades que Deus lhes deu...
Mas, como é lenta essa aprendizagem!!
Como é dificil amar como Cristo amou!!
Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo.
Aprendendo a colocar de lado as minhas dores, meus interesses, minha ambição, meu orgulho, quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguem.
Como é duro amar!!
Acho difícil até amar a mim mesma...
Conheço tão bem os meus defeitos e tantas vezes tenho me sentido rejeitada, marginalizada e isolada. No entanto, estou aprendendo a me amar com um amor sadio, livre de egoísmo, pois, como poderei amar os outros, se odeio os meus proprios sentimentos e desprezo minhas capacidades e talentos?
Graças a Deus e ao seu infinito amor, estou lentamente aprendendo a amar...

PASSADO

Sei que tua umidade já molhou outros lábios.
Sei que teu castelo já foi habitado.
Sei que tuas carícias tem gosto de lembranças.
Sei que outras naves já riscaram teu mar.
Sei que outros sais inundaram tua garganta.
Mas, não te peço que esqueça, porque teu passado me deu este presente!
Prefiro arrancar de ti rimas melhores em vez de roer a menor de tuas frases e não cair na armadilha do tempo.
A vida está nos esperando...
Vamos?

PARABÉNS, MAMÃE!

Hoje é um dia a mais no seu caminhar.
Mais um ano que se passou e uma ruga a mais em seu rosto amado.
E quantos encantos e desencantos em sua alma.
Mas, nao deves perder a fé na vida, pois quando tudo falha, ainda existe uma esperança: Cristo. E Ele não é um mito. É uma emoção. Um grito livre chamado esperança!
Hoje é um dia a mais no seu caminho e existem tantas batalhas ainda a serem travadas...
É preciso lutar, mãe!
Contra o medo, a solidão, a amargura, as dores físicas e principalmente, é preciso lutar contra o mal, o desrespeito, a falta de alegria.
Se o mundo é ruim, não desanimes, sê boa voce!
Não se iluda, mas também, não deixe de acreditar nas coisas boas da vida.
Existem, ainda, tantas coisas que não conheceu!
Tantas palavras que nao disse...
Tantos sentimentos que voce, ainda, não viveu...
Tantas pessoas que nao conheceu...
Olhe-se no espelho e veja refletido o que voce realmente é e quer ser.
Comece agora!
Não deixe passar mais um ano!!! (20/12/87)

domingo, fevereiro 21

OLHE PARA NÓS

RE-ENCONTRO COM DEUS

Hoje, no final da tarde,precisamente no horário da "Ave-Maria", parei para pensar que não tenho agradecido a Deus.
Não tenho firmado meus pensamentos no Criador, coisa que sempre gostei tanto de fazer.

Então, elevei meu olhar ao céu, que estava tão lindo, de um azul profundo, limpo e pensei: Já pensou se eu não pudesse apreciar este espetáculo?

Agradeci, então,não pelos meus olhos, mas pelo que eles alcançavam....

Pelo meu tato, que só é possível, porque minhas mãos são perfeitas...

Pelos abraços dos meus braços...

Pelas pegadas dos meus pés...

Pelo calor de minha pele...

Pelo amor que pulsa e faz vibrar todas as fibras do meu coração...

Agradeci a oportunidade de renascer das cinzas, reiventar a trajetória a cada queda, a não temer o destino e principalmente por ter minha fé.

Por acreditar piamente na força motriz que faz o universo movimentar-se.

Essa força eu chamo de Deus.

Este Deus sou eu, é você, é o próximo. Somos todos nós. É a nossa energia. É Deus.

Agradeci ao firmamento por gostar de dançar e cantar. Por usar roupas coloridas, alegres e imitar as borboletas. Pousar e observar.

Hoje me sinto mais leve, mais integrada com a minha essência. Mais feliz e agradecida por tudo que sou e tenho.

E a "AVE-MARIA" foi o gatilho que faltava para me reencontrar com o Deus que habita em mim!

SEM A LETRA "A"

Só quero que voce me deseje todo tempo...
Que prepare meu desejo com muito desvelo...
Que penetre fundo meus sentidos com dentes e fluídos.
Que grite e me puxe forte, quente, com o seu libido púdico!

ACORDA, MULHER!!

Estamos sempre tentando resolver os problemas alheios, simplesmente porque estamos do lado de fora da questão.
A visão fica mais clara. Não temos tanto a considerar. Quem está do lado de dentro, fica pressionado pelo que sente. Não pelo que vê.
Esta semana, uma pessoa que amo muito me ligou, aos prantos, pois estava num sofrimento danado. Mal de amor. Sentindo-se a última das camélias. Jogada fora. Pois, mais uma vez, ela havia dado uma chance àquele que pensa que ama e ficou frustrada, novamente, porque a reciprocidade não aconteceu.
Passou mais um fim de semana, chorando suas dores e pitangas.
O que é pior: Em vão!!
Ele sequer havia se dado ao luxo de atender ao celular. Mesmo depois dela ter ligado cinquenta vezes!
Ouvi tudo o que ela queria falar para ele e não teve oportunidade e nem coragem.
Simplesmente porque ele, o carcará sanguinolento, estava em outra, curtindo a vida e nem lembrou que a “boba” estava em casa esperando. Oh!!! Raiva!
Bem, sempre fico tentando tirar boas lições de tudo...Quando dà!
Deixei o sol nascer depois de uma noite longa, onde os nervos já deviam estar serenados e liguei para ela, perguntando:
- Já acordou?
- Já...Há muito tempo...
- Já mesmo?
- Claro! Não estou falando contigo?
- Sua boca está. Mas, e seu coração? Sua estima? Sua boa vontade? Seu caráter?
Depois do susto a resposta:
- Não. Tô sonolenta.
- Esta é a pergunta fatídica: CADE VOCE, MULHER?
A mulher que mata um dragão por dia para sobreviver e coloca o pão na mesa, mesmo tendo que pegar 4 conduções ?
A que sobreviveu a todas as febres de 40 graus dos filhos, em plena madrugada?
A que perdeu pai, mãe e viu tantas pessoas amadas irem embora para nunca mais voltar?
A que sonhava em ser feliz, custasse o que custasse?
A que cresceu num lar onde não havia fartura de nada, nem de amor e que prometeu a si mesma ter uma vida diferente. Construída nos alicerces do amor, do respeito e da comunhão?
Cade VOCE, que fez tantos planos, que sonhou tanto e tão poucas oportunidades se deu, de construir uma vida nova fundamentada nos tais alicerces?
Afundou nesse mar de lágrimas e desventuras?
A resposta não veio.
Tá. Emergiu. Afundou. E daí?
Todo mundo, pelo menos umas dez vezes passa por isso. O importante é o que voce fará daqui para frente.
Vai ficar chorando ou vai criar força e resistência e buscar lá no âmago a decisão de mudar?
Esta escolha é o que vai definir a sua vida.
E eu torço, de todo o meu coração, que decida-se por si mesma. Pela vida. Pelo amor e sobretudo, que decida colocar um ponto final nessa estória de horrores e seja feliz!
Sabe porque?
Porque é voce quem levantará amanhã as 5 horas, se arrumará linda e maravilhosa, pegará aquelas conduções e matará outro dragão. Afinal, VOCE terá que estar acordada e muito bem acordada! Decidida a enfrentar a vida e colocar este príncipe ensurdecido pelo egoísmo para correr!
Preparada?
Então vou contar até três, daí voce vai despertar e LEMBRAR de tudo que eu te disse.
Um. Dois. Três.
ACORDA, MULHER!!!

FaBuLoSa

"Dizem as fadas, ser algo inimaginável, quase impossível de acreditar, se não fossem os dotes de cineastas visionários. Excepcionalmente boa, de bom senso e sensata. Conhecida apenas através de mitos e lendas, tal feito de Deuses e poetas, assim em corpo ninfo e sorriso amável, é conhecido como: Adriana Bezerra!"


Dicionário Michaelis

;;
Related Posts with Thumbnails